quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ENTREVISTA COM O MUSICISTA ITAMAR SILVA — revista STATTO

Itamar é músico, compositor, professor há 30 anos, gestor financeiro, esposo e pai de família.

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória na música. Como começou, projetos em que esteve presente e etc.?

Nascido em um berço evangélico numa família de músicos, aos cinco anos de idade despontei para o interesse na área musical e de início já tinha o meu favoritismo pelas “cordas”. Quando minha mãe tocava o violão, achava tudo aquilo mágico como: a vibração das cordas, as combinações de cada acorde, a sonorização e o swing; tudo aquilo me encantava. A minha grande “Senhora” passou para mim as instruções dos primeiros acordes e noções musicais, e com sete anos de idade já arriscava a tocar com os amigos, fazia pequenos grupos, calçadas, praças e até mesmo igrejas…

Quais instrumentos você toca? Como aprendeu?

Bom, iniciei com Violão no qual sou oficializado profissionalmente e depois me instrui em outros, como: Guitarra, Baixo Elétrico, Teclado, Piano, Cavaquinho, Ukulelê, Violino, Viola, Violoncello, Saxofone, Flauta transversal, Bateria e Percussão. Tive vários “mentores musicais”, dentre os quais gostaria de destacar um em especial, Maestro Samuel Takassa, um dos maiores músicos que já vi pessoalmente, considerado na época da década de 80, o décimo segundo melhor do Brasil; e ainda mais, ter o privilégio de ser seu primo, me instruiu em cinco maravilhosos anos de aulas, experiências e práticas inesquecíveis.

Como é ensinar música? Qualquer aluno tem possibilidade de se tornar um musicista? O que é preciso?

É muito bom instruir ao próximo e melhor ainda quando este próximo está muito interessado em aprender. Na segunda pergunta digamos que 90% das pessoas do mundo inteiro teriam a possibilidade de se tornar um musicista, mas infelizmente existem os 10% que não teriam esta possibilidade por serem Tone Deaf (surdos para frequências) ou por simplesmente serem desprovidos desta graça! Costumo dizer que antes do talento, o Amor, a Paixão, o Carinho e a Vontade louca de aprender fará finalmente que sonhos possam ser realizados, não só para música, mas também para qualquer outra coisa neste mundo.

Fale sobre quem é o Itamar na vida pessoal para os que não te conhecem?

Um “cara” alegre, tranquilo, hiper curioso e sempre com vontade de aprender mais; gosto de me divertir, sair com amigos apesar de não poder fazer exatamente tudo por causa desta pandemia; gosto de brincar com filhão e do mais que vocês já sabem, tocar instrumentos e cantar também.

Quais são suas influências musicais? Músicos favoritos e etc?

Olha! Daria um livro, mas vou ser bem resumido aqui: vou classificá-los em: MPB (Musica Popular Brasileira), MPA (Musica Popular Americana), Spanish Music e Clássicos dos mais diversos. Musicos brasileiros: Tom Jobim, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, João Gilberto… Espanha: Paco de Lucía, Andres Segóvia… American Musicians: B.B. King, Jimmy Hendrix, Jonh Patitucci, Chick Corea, Victor Wooten… Clássicos: Ludwig Van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Frédéric Chopin, Francisco Tárrega entre outros.

Com quem você já tocou? E onde?

Free lances para Aline Barros, Kelly Lopes, corais famosos, corais regidos por mim como: Bom Pastor SBC, In Choir Angel’s Taubaté SP, Bandas e etc. Locais como Marcha por Jesus da Renascer em Cristo, casas de shows, megaeventos em Cotia, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e outros Estados como Rio de Janeiro, Minas e Paraná.

Se você pudesse colocar em prática um projeto dos sonhos para esse ano. Como seria?

Boa pergunta; é que na nossa vida sempre passamos por reformulações e de tempos em tempos atualizamos. Mas “I have a dream”, sempre tive o sonho de ter um dos maiores corais no Brasil de 3.000 a 10.000 vozes aproximadamente em que o resultado seria como som de muitas águas e ondas sonoras trazendo um efeito e uma emoção como nunca se ouviu antes na história da música.

Você possui outras formações além da música?

Sim, como disse na apresentação no início da entrevista; sou formado em Gestão Financeira no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU.

Você tocou muito em eventos cristãos, em diversas igrejas e etc… Atualmente você frequenta qual igreja? Participa de algum projeto da casa?

Sim toquei em muitos lugares e igrejas e atualmente possuo uma membresia na Batista do Calvário de Sto. André — SP. Logo no início da membresia estávamos combinando de fechar um coral jovem, mas ocorreram contratempos familiares da minha parte e não foi possível.

Que mensagem gostaria de deixar ao público em geral?

Sejamos felizes e esperançosos, matando um leão a cada dia, ouvindo uma boa música. Porque a tal, é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som. E cada leitor(a) é um(a) guerreiro(a)! Cingi-vos de suas vestes e de seus escudos, ouçam uma boa e alegre canção e torne bem mais leve as vossas batalhas.

Itamar Silva OMB.:51927

Contatos:

Whats: (11) 98997–4958 Leticia (assessora) e (11) 96313–7449 Itamar

Facebook: itamartron

Linkedin: www.linkedin.com/in/itamar-silva-a1945203

extraído: ENTREVISTA COM O MUSICISTA ITAMAR SILVA | Revista Statto

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..……………………

BLOG DANIELA DUARTE

http://duartehousecomunicacao.blogspot.com

--

--

Daniela Duarte Jornalista- Não sou medium! CRISTÃ
Daniela Duarte Jornalista- Não sou medium! CRISTÃ

Written by Daniela Duarte Jornalista- Não sou medium! CRISTÃ

Cristã, jornalista, escritora. Medium é apenas o nome da plataforma. Favor não confundir! #Manter o site em inglês para não desconfigurar o texto das postagens.

No responses yet